Sobre o Catálogo Digital do Município de Oeiras

O Catálogo Digital do Município de Oeiras é um catálogo agregador de registos bibliográficos, arquivísticos e museológicos que facilita, a partir de um só ponto de pesquisa, acesso aos conteúdos culturais tratados e disponibilizados pelas Bibliotecas, Arquivo e Museu Municipais.

Os conteúdos disponibilizados são:

Quando seleciona o título de um documento no Catálogo Digital acede ao seu registo e/ou conteúdo onde este mesmo se encontra.

Pesquisa Simples

Para realizar uma pesquisa simples na página inicial do Catálogo Digital basta introduzir uma ou várias palavras (termos de pesquisa). Por defeito, a pesquisa recupera registos de todos os conteúdos culturais disponíveis.

No caso de inserir várias palavras serão apenas recuperados os documentos que contenham todas as palavras inseridas na caixa de pesquisa. Se pretender pesquisar um termo exato, insira-o entre aspas, como por exemplo: "oeiras inova". Utilize a truncatura (*) para retornar palavras com a mesma raiz. Por exemplo, "real*" recupera "real"; "realidade"; "realizadores", etc.>

O motor de pesquisa não efetua distinção entre maiúsculas e minúsculas, nem considera acentos ou diacríticos (por exemplo: ç; ´; ^; ~). Assim sendo, se pesquisar "Realização" ou "realizacao" retornará o mesmo número de registos.

Para retirar um termo da pesquisa, use o símbolo – (menos) em frente à palavra, como por exemplo: "poesia-portuguesa", neste caso serão apresentados resultados com a palavra "poesia" mas que não possuam a expressão "poesia portuguesa".

O motor de pesquisa ignora palavras (da, de, dos, etc.) comuns e caracteres isolados (a, e, o).

Após realizar a pesquisa simples pode ainda refinar os resultados [canto superior esquerdo no ecrã] por data; autor/ contribuinte; assunto; idioma; proveniência. À medida que for filtrando, os resultados vão-se ajustando.

TOPO

Pesquisa Avançada

Com a pesquisa avançada pode definir um conjunto de critérios de forma a especificar/ refinar mais a sua pesquisa.

A pesquisa avançada divide-se em 5 partes distintas

Campos de Pesquisa

Os campos de pesquisa permitem-lhe selecionar até 5 campos distintos com base em 7 opções (Título; Autor/ Contribuinte; Assunto; Data; Descrição; Identificador; Tudo). Desta forma, poderá indicar até 5 termos de pesquisa localizados em diferentes contextos do documento. Além disso, poderá ainda conjugar os termos com os operadores booleanos E, OU e EXCETO.

Exemplo de pesquisa:

Autor/Contribuinte: Jorge Miranda
Assunto: Património

Lista de resultados:

Após realizar a pesquisa avançada pode ainda refinar os resultados [canto superior esquerdo no ecrã] por Data; Autor/Contribuinte; Assunto; Idioma; Proveniência. À medida que for filtrando, a lista de resultados vai-se atualizando.


TOPO

 

Apresentação de Resultados

A lista de resultados apresenta todos os registos encontrados na sua pesquisa ordenados por relevância.

A partir da lista de resultados é possível refinar os resultados e aceder ao conteúdo.

Os vários filtros disponíveis:

Para diminuir o número de resultados da sua pesquisa deverá selecionar um ou vários itens de cada grupo de filtro (Data; Autor/Contribuinte; Assunto; Idioma; Proveniência).

TOPO

Contactos

Para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional contacte:

Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt

Serviço de Arquivo Municipal
Telefone: 21 440 63 68
arquivo.oeiras@cm-oeiras.pt

TOPO